Obstipação

Tratamentos para alívio instantâneo e a longo prazo de obstipação

Dependendo da gravidade da obstipação, os tratamentos recomendados diferem. Para quem sofre regularmente ou semi-regularmente de obstipação, pode tratá-la naturalmente ou com medicação como o Molaxole®, ou uma combinação dos dois. Se sofre de períodos prolongados de obstipação, o seu médico de família já deve ter recomendado um tratamento - caso não tenha ainda consultado o seu médico, deve fazê-lo.

Quais são os melhores tratamentos naturais para a obstipação?

Para a maioria das pessoas que sofre de obstipação, os seus tratamentos têm um resultado semelhante - "aumentar o volume" das fezes e adicionar água para que saiam rapidamente do seu sistema, sem dores e sem esforço. Para isto, há várias linhas de orientação que pode seguir, que ajudam a prevenir a obstipação a longo prazo:

  • Beber quantidades adequadas de líquidos
    Os líquidos são essenciais para manter os movimentos intestinais regulares e um cólon saudável. Adicionalmente, um dos sintomas principais da obstipação são fezes duras; assegurar que o seu organismo tem líquidos suficientes ajuda a evitar isto. Idealmente, deve consumir 1,5 litros de líquidos não-desidratantes por dia.
  • Comer uma dieta rica em fibras
    As fibras “aumentam o volume” das fezes, o que ajuda a assegurar que ficam com a forma correta. Assim, o trânsito através do sistema digestivo e ânus será mais fácil. As fibras encontram-se em tudo, desde legumes, frutas, leguminosas e sementes.
  • Faça exercício regularmente 
    Exercício físico regular assegura que os resíduos são transportados através do cólon, de forma rápida e eficiente. Isto significa que há menos tempo para remoção de líquidos, sendo assim mais provável ter fezes macias e fáceis de evacuar. Exercícios aeróbicos, como caminhar e correr são ideais, e devem ser feitos diariamente.
  • Escute o seu corpo
    Não “adie” ir à casa de banho quando tem vontade. Pode criar uma acumulação de fezes no seu cólon, que vão ficar duras e difíceis de evacuar. Isto vai resultar em adiar novamente, dando início a um ciclo vicioso.
  • Sente-se corretamente na sanita
    Sente-se no centro da sanita e incline-se ligeiramente para a frente, vai ver que é mais fácil evacuar. Se a sanita é demasiado alta, deve considerar colocar os pés num banquinho para elevar ligeiramente os pés.
  • Reduza o stress na sua vida
    Reduzir o stress na sua vida pode até ser stressante em si, mas o facto é que o stress causa obstipação. Se reduzir os seus níveis de stress (não através de medicação dado que pode ter um efeito oposto no seu sistema interno), o seu cólon e intestino vão também reagir positivamente.

Se isto não ajudar a resolver os seus problemas, deve tentar um tratamento para a obstipação.

E os medicamentos para obstipação?

Há vários medicamentos que pode tomar para aliviar a obstipação, que trabalham lado a lado com os tratamentos naturais acima mencionados para aliviar obstipação.

  • Os laxantes osmóticos, como o Molaxole®, retêm a água nas fezes, fazendo que fiquem mais macias e assim aumentam o seu volume, normalizando o trânsito intestinal
  • Laxantes estimulantes forçam os músculos dos intestinos a contrair para empurrar as fezes para fora
  • Laxantes que aumentam o volume, adicionam fibras às fezes fazendo que fiquem maiores e mais macias
  • Laxantes lubrificantes revestem as fezes para ajudar a passar pelo cólon
  • Amaciadores de fezes adicionam líquidos às fezes

Se continuar a sofrer de obstipação, mesmo depois de experimentar uma medicação, deve consultar o seu médico de família.