Obstipação

Tratamentos comuns de obstipação (alívio)

Se não consegue prevenir este tipo de problemas e continua a ficar obstipado, há vários produtos que pode adquirir sem receita médica que podem ajudar.

Agentes de volume

Agentes de volume agem como suplementos dietéticos de fibra e são tomados com líquidos. As fibras absorvem os líquidos, aumentando o volume do conteúdo dos intestinos, que fica mais macio.

Medicamentes osmóticos

Medicamentes osmóticos, como o Molaxole®por exemplo, agem retendo líquidos no intestino grosso. Isto amacia as fezes e facilita a sua evacuação. A água acumulada no intestino grosso aumenta o volume, o que faz com que os músculos intestinais trabalhem mais para passar as fezes. Como a água acumulada amacia as fezes, é mais fácil para o intestino expelir as fezes.

Laxantes estimulantes dos intestinos

Laxantes estimulantes dos intestinos são de ação mais rápida do que a fibra ou agentes de volume. Estes laxantes estimulam os movimentos intestinais, irritando os músculos intestinais. Os laxantes estimulantes dos intestinos devem ser utilizados apenas para tratamentos de curto prazo, enquanto que, os agentes de volume são recomendados para tratamentos de obstipação a longo prazo, por exemplo, duas semanas.