Obstipação

O que é a obstipação? Um guia sobre obstipação e como a aliviar

Então, o que é a obstipação? Bem, não há ninguém que não tenha sofrido de obstipação alguma vez na vida. Provavelmente vai reconhecer os sintomas clássicos de obstipação – fezes duras, dificuldade em ir à casa de banho ou uma sensação de que não conseguiu fazer tudo. Para alguns, isto é uma ocorrência regular bastante dolorosa, que pode ser diariamente embaraçoso e inconveniente.

Será que sofro de obstipação?

A obstipação afeta cada indivíduo de forma diferente, porque cada um tem hábitos intestinais diferentes – para alguns defecar duas vezes por dia é completamente normal e para outros o normal é três vezes por semana. Por isso, alterar os seus hábitos pode ser a melhor forma de detetar se está ou não obstipado. Há diversos sintomas de obstipação que são uma boa indicação para saber se está ou não obstipado. Se continuar com dúvidas depois de os ler pode obter uma indicação mais clara respondendo a algumas perguntas neste teste online sobre obstipação.

Quais são os sintomas da obstipação?

Há vários sintomas que sugerem que poderá estar obstipado. Estes incluem, entre outros:

  • fezes duras mais do que três vezes por semana
  • não evacuar vezes suficientes
  • dificuldade em defecar, apesar de ir à casa de banho com alguma regularidade.
  • ir à casa de banho com menos frequência do que o normal
  • fezes que causam cortes e hemorragias no reto
  • uma sensação de não ter "esvaziado" tudo depois de ir à casa de banho
  • dores de estomago ou inchaço

Se está a sofrer de obstipação, não tem que se preocupar. Em primeiro lugar não está sozinho – há muitas pessoas que sofrem de obstipação em Portugal – e em segundo lugar que ajuda imediata mesmo à mão.

O que causa a obstipação?

Os alimentos, ou melhor os seus resíduos, vão sendo transformados em fezes conforme passam do estômago para o cólon. Se permanecerem demasiado tempo no cólon, podem secar e endurecer, o que resulta em fezes duras difíceis de evacuar. Isto é causado por:

  • Alimentação esporádica ou em porções muito pequenas
  • Não ir à casa de banho quando sente necessidade
  • Exercício físico insuficiente ou problemas de saúde
  • Desidratação ou ingestão insuficiente de líquidos
  • Falta de alimentos ricos em fibra
  • Stress

Em alguns casos, a obstipação é causada por medicação ou outros fatores. Se for este o caso, consulte o seu médico de família. Deve também consultar o seu médico de família se sofre de obstipação durante um período prolongado, se aparecer sangue nas fezes, ou se estiver com obstipação e perder peso repentinamente ou sentir dores de estômago agudas.

A saúde ou falta de saúde do seu cólon e sistema digestivo em geral também podem ter uma grande influência na obstipação. Assegure-se que tem um cólon e sistema digestivo saudáveis para reduzir o risco de obstipação.

Como se cura a obstipação?

Se concluir que tem sintomas de obstipação, há várias formas de se tratar. Pode, por exemplo, utilizar um produto para alívio da obstipação, como o Molaxole, combinado com um tratamento natural para obstipação a longo prazo, para evitar incómodos desnecessários no futuro. Isto envolve o planeamento de uma dieta rica em fibras e exercício físico regular adequados.

Em geral, se sofre regularmente de obstipação, encontra abaixo uma lista de orientações úteis que pode seguir:

  • Beber 1 a 1.5 l de líquido diariamente – água, sumos, etc.
  • Comer bastante fibra – pão escuro (integral, escuro ou claro), pão de fibras, tostas, flocos de aveia, frutos secos, etc
  • Comer menos carne vermelha e menos alimentos processados
  • Seja ativo – caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, ou algo semelhante, todos os dias
  • Tenha bons hábitos de casa de banho – ir à mesma hora todos os dias e sem pressas
  • Sente-se corretamente na sanita

O que é a obstipação crónica?

A obstipação crónica ou funcional pode durar meses ou anos. É muitas vezes o resultado de dietas de fraca qualidade, falta de exercício e / ou líquidos e ignorar regularmente a vontade de ir à casa de banho.

Na verdade, não há uma definição única de obstipação crónica, mas o American College of Gastroenterology (AGG) caracterizou-a como "defecação insatisfatória que resulta em evacuação pouco frequente, passagem difícil de fezes ou ambas". Uma maneira fácil de entender a definição de obstipação crónica é uma frequência de evacuação inferior a três vezes por semana que perdura vários meses. Conforme referido anteriormente, deve consultar o seu médico de família se sofre deste problema.

Sofrer de obstipação: quem está em maior risco?

O facto é que todos nós sofremos de obstipação. Há no entanto pessoas que estão ligeiramente mais em risco do que outros, por exemplo, mulheres (cerca de 5 em 10 mulheres esforçam-se na casa de banho pelo menos um quarto do tempo, comparado com 4 em cada 10 homens) e idosos que tomem grandes doses de medicação. De facto, quanto mais velho vai ficando mais provável vai ser que sofra de obstipação, dado que com a idade temos tendência a comer e beber menos, ingerindo menos fibras na dieta diária. Por isso, para evitar fezes duras, devemos tentar seguir as orientações acima referidas durante toda a vida. Assim pode ser que consiga vencer o medo de ir à casa de banho.